Sobre


     A Chapada Diamantina como um potencial da escalada no Brasil deu inicio nos tempos que alguns paranaenses passaram por Igatu ... e nos anos 80 quando foram abertas vias dentro do Paraguaçu, no Beco em Guiné, no Morro do Pai Inácio e na Serra dos Brejões por grandes nomes que um dia apostaram no potencial destas paredes.

     Igatu virou paraíso dos boulders, mas possui também  muitos setores de esportiva com vias de grande peso, e algumas tradicionais que afirmam o grande potencial da escalada na Chapada. Realiza todos os anos desde de 2013 o festival Igatu Boulder e no ano de 2014 celebrou o EENe Encontro de Escaladores do Nordeste.

     Desde então muitos outros conquistadores deslumbrados com a quantidade de rocha vieram atrás das vias.

     Em Ibicoara, para inaugurar a primeira edição do Chapada Rock trip em 2013, foram abertas mais de 200 vias. Nestas investidas também foram descobertos novos setores, em outras cidades, abusando do olhar atencioso sobre as rochas.

     Lençóis tornou-se referência de escalada esportiva e não para de crescer com a descoberta de novos setores.
     Sem falar da escalada tradicional, em formações rochosas peculiares e paredes de fendas horizontais, que são um brinde para quem gosta deste estilo.

     E o Vale do Capão, ar de montanha incontestável, ainda muito promissor, esta situado no Município de Palmeiras onde também esta o Morro do Pai Inácio cartão postal da Chapada, o morro dos Brejões e o Morro do Camelo, desafios para os escaladores mais audaciosos.

     O tipo de rocha predominante é o arenito e o conglomerado, mas alguns escaladores se arriscam em dizer que há possibilidade de encontrar setores até em calcário.

     As vias variam em graduação de 4° até 10a BR. Hoje predominam vias de 7° grau, de lindas linhas! E se prepare, não se engane com os 5°, eles são bem fortes por aqui!

     Mesclam-se opções de boulder, esportiva e tradicionais em vias fixas, mistas ou móveis.

     Todos os estilos com muito potencial!!
     De tempos em tempos, sem parar, novos setores são descobertos, ampliando a imensidão da escalada na Chapada, e ainda assim, algumas paredes clamam por conquistadores.

     Neste espaço você encontrará informações de como chegar, onde ficar, croqui e alguns nomes que fazem a Chapada respirar este esporte, para que você aproveite muito mais a Escalada na Chapada Diamantina!!

https://www.instagram.com/escalada_chapada_diamantina/


Nenhum comentário:

Postar um comentário